sábado, 10 de março de 2018

Primeira universidade do mundo nasceu no Mali, África. Madraça (kemetiano) Universidade (ocidental)

Madraça é o nome do local onde aqui no ocidente chamamos de universidade. O termo é  kemetiano. Além de ser um centro de estudos, também é o local onde os muçulmanos fazem suas práticas, a conhecida Mesquita. 

“O que definimos como cultura ocidental é a vivência e educação por base na Filosofia Greco-Romana, Espiritualidade Judaico-Cristã, Modelos político e econômico que está na Revolução Francesa e Industrial” (NOGUERA, Dr. Renato, 2016 / Tempo no vídeo: 29 min a 1:15:30). 

Dentre as diversas valiosas iniciativas de cunho cultural e científico que a África nos ofereceu e oferece está a madraça. A cada descoberta de que algo surgiu no continente africano, me sinto mais orgulhosa e feliz pela nossa riqueza em TODOS os aspectos.

Localizada em Tombouctou (em francês), no Mali, oeste africano, madraça é um centro de estudos. Fica no continente africano, portanto, os três centros de estudos mais antigos do mundo. Sim, do mundo! A famosa Universidade de Tombouctou é composta por essas três mesquitas: Djinguereber, Sidi Yahya e Sankore.

Sidi Yahia mosque, 15th century, Timbuktu, Mali. Photo: MINUSMA/Sophie Ravier


SidiYahya – é uma mesquista e madraça. Mesquista é o local de culto dos seguidores do Islã. Sua construção foi concretizada no ano de 1440. O templo teve seu fim em 2012 com a  Batalha de Gao e Tombouctou.

Djinguereber - Photo: upiernoz


Djinguereber -  também é uma mesquita. Foi construída em 1327. Seu design foi feito especialmente para o imperador do Império do Mali e foi pago em ouro. OURO!

Madraça de Sankore - Wikipedia - Photo KaTeznik

Sankore – Esta mesquita é a mais antiga dos três centros de ensino de Tombouctou. Foi construída em 1300. Sua reconstrução aconteceu em 1581. E pra animar mais ainda, foi uma MULHER que financiou a construção da Mesquita de Sankore. Essa mulher era filha de comerciante. Eles eram tão ricos, mas tão ricos, que ela resolveu investir sua fortuna na construção de uma madraça. Investimento melhor não há, concordam? Investir em conhecimento nunca é demais.


*Todas as referências dos textos deste blog são citados ou como link ou numa relação feita após o fim do texto.

5 comentários:

  1. Salve!

    A Universidade "Al Karaouine"
    em Fez, no Marrocos,
    Fundada em 859,
    É considerada como a universidade mais antiga do mundo pela UNESCO
    e pelo Guinness World Records.
    Também foi fundada por uma Mulher,
    Fatima al-Fihri.


    ResponderExcluir
  2. Informações que infelizmente não nos chegam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o europeu a verdade nao convem.a verdade e so europeia.a maior parte dos afrodescendentes levaram uma lavagem cerebral sobre a africa.o europeu construi uma imagem negativa sobre nos africa.povo sem historia, selvagens, nao civilizados etc etc

      Excluir
    2. Circunspecto:
      Aaioria dos Europeus&Nortes Americanos além de surrupiadores, exploradores, hipócritas, preconceituosos, discriminantes, egoístas, materialistas, injustos, escravocratas, desumanos, in solidários,excludentes,sofísticos, mentirosos..., ademais, (ainda) encontram-se num nivel superior de imbecilidades catedrática, sobretudo, num nivel inferior de espiritualidade.

      Excluir
  3. A África é o berço da humanidade por ser a fonte do conhecimento, assim é o mais correcto

    ResponderExcluir